sábado, 1 de fevereiro de 2014

Como conservar Alho,cebolas e batatas????

Oi princesas,como vocês estão???
Hoje vim mostrar mais uma arte novinha em folha para vocês,a algum tempo atrás a querida Nina do blog Tu organizas nos deu essa mega dica,confesso que nasci e me criei vendo minha mãe conservar batatas,cebolas e alho na geladeira.Após essa mega dica fiquei matutando em como acomodar essas belezinhas sem ocupar muito espaço,já que minha cozinha não é muito espaçosa e detesto coisas amontoadas.
Olhem só como ficaram...

Batata, batata-doce

A batata e outras raízes similares também não devem ser armazenadas na geladeira, pois o amido se transforma em açúcar, mudando não só seu sabor e cor como sua textura – ficam mais duras mesmo após o cozimento. Elas devem ser mantidas em local fresco, arejado e escuro, como em um saco de papel aberto na despensa.
O abrigo da luz é importante no caso das batatas para evitar seu esverdeamento, pois este indica a formação solanina, uma substância tóxica. Já no caso das outras raízes, o cuidado deve ser redobrado com a umidade, pois a tendência à brotação é maior.

Cebola

Quem tem o costume de guardar cebolas na geladeira, está correndo o risco de fazer um criadouro de fungos, pois estas diante do ambiente molhado da geladeira estragam rapidamente. Se as cebolas estão armazenadas na gaveta de verduras da geladeira junto com as batatas, corra para tirá-las de lá, pois as batatas liberam umidade e gases que fazem a cebola apodrecer.
As cebolas devem ser mantidas em local seco, fresco, escuro e bem ventilado, como em sacolas ecológicas de malha. Uma curiosidade: as cebolas roxas em geral se conservam por maior tempo do que as cebolas brancas e amarelas.

Alho

O alho conserva-se melhor na despensa, pois este bulbo não suporta bem as baixas temperaturas e o ambiente levemente irrigado do refrigerador. Armazenar solto, para que o ar pode se mover em torno dele, e à sombra é a melhor medida.



E aí gostaram???
Desejo a todas um ótimo final de semana!!
Beijos!!!

12 comentários:

  1. Xará adorei a dica!! Eu entulho tudo na geladeira, fico sem espaço pra nada.
    Já fui ver sua cagada também kkkk. Vi que já tinha lido e até comentado por lá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olha!!! Eu só acertei no alho, pq as batatas e cebolas eu guardo na geladeira, mas nas próximas compras vou deixar no armário mesmo!
    Eu comprava as batatas esverdeadas, burrinha eu...achando que elas estavam para amadurecer, aaahhhhhhhhhhhh como sou tonta!!!!!
    Valeu mesmo a dica, pena que aqui me falta mais espaço ainda, senão faria algo assim como vc!


    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivian,
    Que bom que você aproveitou as dicas.
    Ficou lindo e prático, além de organizar, também vai decorar!
    Obrigada por citar o Tu...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi minha linda..
    Adorei as dicas..
    Eu costumo guardar a cebola na geladeira..
    Não faço mais isso srsr

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Dicas maravilhosas,eu também cresci achando que se colocava tudo na geladeira...Já vou tirar,minha dispensa e escurinha,mas não e absolutamente ventilada,então vou arrumar na bancadinha da pia.
    Amei estes vasos que você comprou,são vasos? Lindos.
    Sabe falando em fé,eu depois que passei pela dura fase de lutar para ter minha filha,tive os altos e baixoooossssssss que só quem luta para ter um filho sabe do tamanho do sofrimento e da quantidade de lagrimas,hoje me vejo com uma fé tão grande.
    Hoje mesmo,estava fazendo a Novena das Rosas de Santa Therezinha e depois resolvi sair um pouquinho para relaxar...Caminhar.
    Hoje especialmente pedi a ela que me ajudasse a achar algo que seria bom para mim,que eu pudesse fazer a tarde,ao invéz de ficar em casa.
    Trabalhar não posso porque exige horários certinhos e compromisso,moro aqui em BH com marido e filha,marido sempre trabalhando muito e Maitê depende de mim,marido viaja e ela necessita do meu apoio,não posso fazer compromissos que me impeçam de estar disponivel para ela(Graças a Deus posso ficar sem trabalhar).
    E hoje especialmente fiz um caminho diferente...Fui andando sabe....Meio sem rumo...Deixando o vento me levar.....E andei,andei e derrepente parei para atravessar uma avenida e dei de cara sabe com o que?
    Fiquei de queixo caido...Tremi na hora....Sai exatamente em frente a uma casa de apoio aos doentes de Cançêr de Santa Theresinha....Nem acreditei...Olhei pela grade de pertinho e lá estava uma imagem dela Branquinha...Pois e...Agora vou tentar uma vaga para ajudante na parte da tarde,gratuitamente claro...Deus me ajude,vai ser ótimo pra mim ser útil.....
    A fé e a linha direta com o Altissimo....Coloque sua fé em Jesus Filho de Deus vivo e entregue nas mãos dele sem reservas e siga...Você vai ver.
    Bjusss
    Deusa
    Vasinhos Coloridos

    ResponderExcluir
  6. Você já tem intimidade com Deus,você e filha dele.....Apenas peça a ele o que necessita e espere com confiança,ele e SEU PAI,CRIADOR.....Porque Deus não llhe confiaria um filho? O medo a falta de fe em si mesma e que nos impede de chegar a Deus e dizer...
    -Senhor...Não aguento mais...Estou cansada...Me ajude....
    Assim,bem simples,com o coração.
    Bjus
    Deusa
    Vasinhos Coloridos

    ResponderExcluir
  7. Oi viviam,

    Nossa, quantos pares de sapatos! Adorei as dicas!
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  8. Vivian, adorei as dicas e esses seus potinhos ficaram fofos.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Gostei da ideia de guardar batatas e etc.
    Obrigado pelo carinho da visita.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi vivi, apesar de ser seguidora assídua do Tu Organizas, inclusive hoje tb to falando dela la no Blog, não me lembro de ter visto esta postagem de utilidade pública rsrsrs sempre guardei na geladeira, menos o alho dexo perto do fogão.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  11. ótimas dicas tem aqui em menina parabéns to amando
    http://casadolaguna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir